Foi inaugurado em Fortaleza o Núcleo de Capacitação Permanente do Artesão, instalado em um dos castelos da Praça Luíza Távora. O Núcleo foi criado para oferecer ao artesão cearense maiores condições de competitividade no mercado.
A solenidade inaugural constou de uma vasta programação e prestação de serviços, tais como a emissão e renovação de identidade artesanal; credenciamento de entidades artesanais; curadoria de produtos artesanais; inscrição para cursos, palestras e consultorias; credenciamento de instrutores e emissão de carteiras de trabalho.
Existem hoje no Estado cerca de 100 mil artesãos, dos quais perto de 40 mil estão cadastrados no Programa de Desenvolvimento do Artesanato. De princípio, os cursos de capacitação do Núcleo serão ministrados em Fortaleza. A ideia, porém, é estender essas atividades para regiões do Interior cearense, explicou a coordenadora do Ceart.
CURSOS PARA ARTESÃOS
As atividades do Núcleo de Capacitação para Artesãos são exclusivas para os profissionais cadastrados como artesãos no programa estadual.
O cadastro dá direito a isenção fiscal e pode ser feito na Ceart, também na praça Luíza Távora.
Telefones: 3101-2374 / 3101-1635
Março: vai ser realizado o curso de bordado à mão, a partir do dia 22. No dia 31, das 13 às 17 horas, haverá palestra sobre o Programa Ceará Acessível.
Abril: curso de gestão (05 a 09/04); palestra sobre “A Louça de barro do Córrego de Areia: tradição, memória e saber fazer“ (14/04); prestação de serviço de consultoria com Diana Arruda Berreira; Exposição Técnica do Mosaico no Espaço Urbano (05 a 28/05); curso Aprender a Empreender (19 a 23/04).
Fonte: Diário do Nordeste
Atenção: Não responda este email. Envie um comentário aqui: Núcleo capacitará artesãos cearenses. O Sonho Lilás agradece!