domingo, 26 de setembro de 2010

{Artes em Web} DICAS PARA LAVAR A LOUÇA







Aproveitando o final das festas, nada mais oportuno do que dar algumas dicas para quem vai encarar a louça suja no final de tudo!

Se ainda não sabe dicas ou ainda que saiba, mas que nunca tenha tido uma organização na hora da limpeza também das loucas, é hora de prestar atenção e aprender, pois, com certeza, irá facilitar a sua vida e ganhará mais tempo.

Pré-lavagem

Limpe primeiro os pratos, retirando todo o resto de comida para não entupir a pia e facilitar a lavagem.

Se alguma louça tiver resíduos de comida endurecidos, coloque-os dentro de uma bacia com água (ou deixe de molho com água dentro, no caso de panelas, por exemplo).

Separe os itens por tipos: coloque as panelas e formas em cima do fogão, os pratos empilhados e os copos ao lado destes e os talheres coloque dentro da pia, já que não correm risco de quebrar. Assim, lembre-se de que quando sujar um copo ou prato, vá empilhando e deixando em cima da pia para não quebrá-los.

Hora da Lavagem

Partindo sempre do princípio do que "tem mais gordura" para o que "tem menos gordura", tudo fica mais fácil:

1 - Lave primeiro os copos, xícaras e canecas, pois quase não tem gordura. Mas, se possível, separe uma esponja exclusivamente para eles, para que não fiquem com aquele cheiro horrível de comida, de "ovo cru".

2 - Depois, os talheres, já que são os que menos tem gordura depois dos copos.

3 - Com tudo anteriormente já limpo, comece com os pratos. Mas, se eles estiverem ainda com alguma crosta de sujeira endurecida, deixe os que estão desta maneira mergulhados por mais um tempo na bácia com água e lave-os no final.

4 - Após a lavagem dos pratos, lave as bacias. Caso haja necessidade, coloque um pouco de água nela antes também para facilitar o amolecimento das comidas endurecidas e encrustadas.

5 - As panelas e as formas, são as últimas, já que contém uma enorme quantidade de gordura. Portanto, sabendo disto, antes de iniciar o processo de lavagem, preencha-as com água e uns pingo de detergente "até a boca" para irem amolecendo. Se não quiser se melecar com toda aquela gordura, utilize aqueles limpadores de mamadeiras, longos, que contém uma esponja na ponta e vá esfregando dentro delas, retirando as crostas e sujeiras. Jogue tudo fora e, daí então, fica mais fácil de passar a esponja e dar o brilho, caso queira, com palhas de aço.
Caso perceba que as sujeiras encrostadas nas panelas estão demasiadamente endurecidas, faça uma mistura de 2 colheres de sopa de soda de cozimento com 1 xícara de água e 1/2 xícara de alvejante líquido e ferva a solução na panela por vários minutos até que as manchas desapareçam normalmente.

Dicas extras da lavagem

Vá lavando por blocos, se estiver com uma grande quantidade de louça a ser lavada. Lave, e seque uma parte. Depois, volte e lave e seque outra, pois, normalmente nossos escorredores de louça e o local que temos para descansar nossos objetos na pia são pequenos. Assim, você não irá se atrapalhar tanto na hora de lavar por não saber qual local usar.

Caso a pia fique engordurada e não saia com a limpeza apenas com detergente, ferva água e jogue na pia, pois ela irá tirar toda a sujeira e gordura que poderá existir.

Além de usar uma esponja apenas para os copos, lembre-se de trocá-las a cada uma ou duas semanas no máximo, devido a grande facilidade de se obter germes e bactérias, nelas. Nunca deixe sua esponja em cima do sabão. Todas as noites, para se ter um cuidado necessário a mais, mergulhe a esponja em uma solução de água e água sanitária para limpar todas as impurezas do dia e combater os germes e bactérias. Não a deixe em cima do sabão.

Use detergentes mais concentrados, pois eles farão mais espuma e ajudarão na hora da lavagem e na hora de economizar também.

Não desperdiçar a água que deixou de molho na bacia ou dentro das panelas ou formas para amolecer os resíduos de comida, e jogue nas plantas. Mas, não poderá estar com detergente, senão, as suas plantas morrerão.

Use também o pó do café coado para jogar nas plantas, pois este serve também como adubo.

Lembre-se de desligar sempre a torneira na hora que estiver ensaboando, para economizar água e ajudar o planeta.

Nunca lave a louça na moda holandesa. Consiste em colocar água em uma bacia, passar uma esponjada na louça sem esfregar muito e depois enxaguar e secar, deixando para limpar mesmo, na hora do "pano de prato". Isso é loucura, nojeira e ainda mais é ilusão de economia, poos o que você pensa que economiza durante a lavagem da louça, gastará muito mais na lavagem da roupa, que no caso, será o pano de prato.

Aproveite o máximo que puder de tudo que você faz em casa! O meio ambiente agradece!




--


«QUANDO O CAMINHO SE TORNA DURO, OS DUROS CAMINHAM.»
Autor desconhecido

«É PRECISO IDEALIZAR A REALIDADE QUE SE VÊ,
E REALIZAR O IDEAL QUE SE SONHA!»
Autor desconhecido

Beijinhos
Fátima Lobo

http://lembrancasofertasdiversas.blogspot.com/

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Artes em Web" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para artes-em-web@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para artes-em-web+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/artes-em-web?hl=pt-BR.

0 comentários: