quarta-feira, 20 de julho de 2011

{Artes em Web} [AVISO IMPORTANTE] Sobre caça à 'pirataria' digital, leiam TODOS

Prezados,
 
Não é novidade que sempre houve uma pressão à quem compartilha arquivos protegidos por direitos autorais (cd's, dvd's, livros, etc) na internet.
É ilegal, é isso, é aquilo, mas o fato é que não resistimos e clicamos naquele link 'do mal' e baixamos filmes, músicas, livros, etc para nossos computadores.
 
Mas será que os culpados somos somente nós, usuários finais? Alguém aqui, que não é colecionador, desembolsa 30,00 ou mais por um CD (que de 12 ou 15 músicas somente duas ou três são boas, como é o caso das músicas de novelas) ou entre 50,00 e 80,00 num lançamento em DVD?
 
Bom, não vou discutir se preços são justos ou se estamos certos ou não, o que posso garantir é que enquanto houver material disponível à distância de um clique do meu mouse eu irei baixar.
 
Só que a caça à nós, uploaders e compartilhadores, está cada vez mais intensa.
 
Parei hoje pela manhã para dar uma lida no site da ACPM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) e fiquei bastante surpreso com a quantidade de apreensões que estão realizando.
 
Destaco esse link: http://www.apcm.org.br/conteudo_geral.php?ID_NOT=2 onde no dia 05/07 fizeram uma apreensão de uma CPU e um pen drive. O.o Isso mesmo, um pen drive. Tá certo que nas outras apreensões os itens são absurdos, como 10, 15, 20 mil ou mais mídias, 50, 100, 200 ou mais gravadores de dvd. Isso eu considero pirataria da pesada. Mas um pen drive?
 
A ACPM tem um texto onde nos coloca, eu e você, pessoas que baixam e compartilham arquivos, como criminosos. Mencionam até que os servidores Megaupload e Rapidshare hospedam arquivos ilegais. Fica a pergunta (pergunta essa que fiz no formulário de contato da ACPM, mas dúvido que me respondam): Por que não processam esses servidores que aceitam esses arquivos? Por que condenar o usuário final? Pra quem quiser ler o texto na íntegra siga o link: http://www.apcm.org.br/pirataria_internet.php
 
Reparem que nas apreensões realizadas (http://www.apcm.org.br/noticias.php) esse 'órgão' caça apenas 'denúncias prontas', denúncias que caem no colo deles, sem fazerem esforço algum. Mas enfim... o assunto que quero realmente abordar nesse e-mail não é esse, até porque esse assunto de pirataria na internet é antigo e nunca vai acabar.
 
A questão é: tomem muito cuidado com os blogs de vocês. Eu, apartir de hoje, não irei mais usar meus domínios para compartilhamento de arquivos. Um domínio é público e sendo público nossos dados estão lá, pra qualquer pessoa que pesquisar. Usem o Blogspot (www.blogger.com). Criem contas de e-mail no Google e comecem a usar, não usem mais contas pagas (UOL, Terra, Globo, etc) para compartilhar esse tipo de material. Usando um sistema gratuito não estamos imunes à essa perseguição, pois apesar de tudo quem está na chuva é pra se molhar, mas não deixa brecha 'fácil' para nos encontrarem.
 
Sei que muitas pessoas são contras sistemas fechados como fórum em que o usuário se registra ou mesmo sites/blogs que exigem um cadastro para o total acesso aos posts, mas o fato de deixar tudo aberto facilita pra esses órgãos nos acharem com mais facilidade. E fóruns ou sites/blogs com posts fechados duram mais tempo no ar.
 
Não irei deixar de compartilhar os materiais que baixo pela internet, mas tomarei mais cuidado daqui pra frente. E talvez proteja meu blog com senha, e se alguém não gostar, é só não entrar, simples. Antes de abrirem a boca pra reclamar, lembrem-se: a palavra vale prata, o silêncio vale ouro.
 
Esse e-mail é um alerta para quem gosta de compartilhar.
Dispenso comentários hipócritas sobre o que é certo ou errado em baixar isso ou aquilo, pois esse texto está seguindo para todos os grupos de compartilhamento que assino. E se alguém é contra a pirataria digital, coloca o dedo na moleira e se pergunte: o que eu estou fazendo num grupo de compartilhamento?


[]'s

Róger Gonçalves

- SERVIDOR LEGAL HOSPEDAGEM DE BLOGS E SITES
Hospede seu site ou blog conosco (instalamos gratuitamente sistemas de sites e blogs como Joomla e WordPress)
Visite-nos: http://www.servidorlegal.com.br/

- INSTALAÇÃO DE REDE SEM FIO EM SUA RESIDÊNCIA (somente Porto Alegre)
Contato: roger@rogergoncalves.com

0 comentários: