...repassando!
via Peguei na rede... de Peguei na rede... em 24/11/11
Garrafas... garrafinhas... e garrafões!
Já falei aqui da minha, dentre tantas, paixão por garrafas de vidro. Passo horas admirando o formato, a transparência, o brilho, os detalhes, o peso, a textura... Ainda que produzida em grande escala, um alguém idealizou, projetou e colocou a mão-na-massa para que ela chegasse até nossas mãos. Fascinante!
E a cada viagem pela Rede, me surpreendo com as invenções que evitam o triste destino destas obras de arte em um aterro qualquer.
O assunto sem fim é só inspiração para nossa Terapia Ocupacional Caseira.
A super pegada, a seguir, vem lá do EcoD, um site antenado nas ideias e ações sustentáveis. Aproveite para conferir as ecodicas do Você EcoD
MATERIAL:
- Garrafas de vidro
- Tinta spray
- Fita adesiva
- Furadeira pequena (mini retífica)
- Broca diamantada
- Óculos de proteção
- Luzes de Natal (pisca-pisca)
1 - LIMPE A GARRAFA - Retire o rótulo (se preferir), lave bem a garrafa para retirada de resíduos de bebida ou óleo. Depois de lavada, seque-a totalmente para não dificultar as próximas etapas.
2 - PINTE - Depois da garrafa bem seca, pulverize uma fina camada de tinta spray. Aguarde secagem por 24h antes de perfurá-la.
3 - PROTEJA COM FITA ADESIVA - Para perfurar a garrafa de vidro sem correr o risco dela trincar ou quebrar, coloque um pedaço de fita adesiva no local onde pretende fazer o furo. É por ali que os fios do pisca-pisca passarão depois de tudo pronto. Atente para o tamanho da fita que colocará no frasco, a pintura da garrafa tende a descascar quando retirar o adesivo, evite cobrir uma área muito grande.
4 - ESCOLHA DA BROCA - É fundamental escolher corretamente o modelo da broca a ser usada. O criador da luminária conta que começou usando um modelo circular, seguido por um de ponta para quebrar o vidro, e por último, um mais longo para aumentar o diâmetro do furo.
5- FURE A GARRAFA (USE ÓCULOS DE PROTEÇÃO) - A fita adesiva evitará, também, que a broca escorregue do lugar marcado. Comece devagar e não faça muita pressão para evitar que o vidro se quebre. Depois que você conseguir fazer o furo, pode remover o adesivo e continuar furando lentamente. Tanto a brota quanto o vidro vão aquecer, por isso é recomendável fazer por etapas, parando algumas vezes para que o material esfrie.
6 - AUMENTE O FURO - Trabalhe um pouco ao redor do furo para que ele fique largo o suficiente para passar as luzes do pisca-pisca. Depois, lave a garrafa para retirada dos resíduos e seque-a bem antes de colocar as luzes.
7 - ACABAMENTO - Para obter um ar mais vintage, descasque a pintura com um pedaço de fita adesiva. Se preferir um visual mais certinho é só aproveitar o momento para acertar a pintura ou fazer alguns detalhes.
8 - COLOQUE AS LUZES - Agora coloque as luzes dentro da garrafa e ligue na tomada. Garrafas de todos os tamanhos e cores podem ser usadas, lembrando apenas que quanto maior o vidro mais luzes serão necessárias.
E PRONTO!!!
Peguei Você EcoD
OUTRAS PEGADAS:
Marina do Oi tá tudo bem
Árvore de Natal da Thalita Carvalho do Casa de Colorir, passo-a-passo AQUI
Luminária de Paulo André Silva, Laís Nagaishi e Mariana Cavalcante - Projeto Reconstruções
Garrafa apoiada sobre uma base com Leds, passo-a-passo no Instructables
Se preferir uma pintura estilizada, tem passo-a-passo na Vila do Artesão
E há também opções prontinhas para compra, no blog Abajur de Garrafa
...
...confecionados pelo ecoantenado maurofelizaoquadrado@gmail.com
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Peguei na rede... usando o Google Reader
- Começar a usar o Google Reader para se manter facilmente atualizado sobre todos os seus sites favoritos
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Artes em Web" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para artes-em-web@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para artes-em-web+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/artes-em-web?hl=pt-BR.
0 comentários:
Postar um comentário